top of page

Guia: Terceirização de Serviços [2023]

Atualizado: 21 de ago. de 2023

Entenda a Terceirização de Serviços e saiba quais as vantagens ela poderá trazer aos seus negócios.


Terceirização de Serviços
Terceirização de Serviços em diversos segmentos


O que é Terceirização?


Terceirização é a contratação de uma empresa qualificada para a realização de determinados serviços dentro do processo produtivo da Empresa contratante. Simplificando, a empresa prestadora de serviços será a responsável pela prestação do serviço contratado (exemplo: Limpeza e Conservação), não somente pelos serviços, mas também pelas relações trabalhistas entre trabalhador e empresa.


Sabe por que o número de empresas que decidem terceirizar alguma de suas atividades vem crescendo?


Por anos, uma das principais petições dos empresários foi a possibilidade de ampliar a terceirização para além de atividades como segurança e limpeza, seguindo modelos que são bem sucedidos nas economias americana, europeia e asiática. Dados do IBGE indicam que 22% dos trabalhadores formais são terceirizados e tudo indica que este número tem boas perspectivas de crescimento nos próximos anos.

No primeiro semestre de 2018, as empresas começaram a analisar internamente as oportunidades nesta modalidade de contratação que tornaram-se juridicamente seguras com duas alterações na legislação em 2017: a Lei da Terceirização (13.429) – que possibilitou a contratação de terceirizados inclusive para a atividade-fim das empresas – e a Reforma Trabalhista (13.467).

Inovação, flexibilidade de contratação, competitividade em custos e qualidade do serviço são alguns dos motivos que podem tornar a terceirização uma opção mais vantajosa. Tanto em áreas operacionais, administrativas ou técnicas altamente especializadas, quanto em projetos de duração determinada. “Mas não existem fórmulas prontas: cada possível situação de terceirização deve levar em consideração as peculiaridades do negócio”.

Considerando que contratantes de serviços terceirizados poderão utilizá-los para quaisquer atividades – inclusive a principal – uma das principais vantagens é a delegação de processos a terceiros com ganhos em produtividade e eficiência. “O trabalhador terceirizado chega ao posto de trabalho contratado e treinado para desempenhar suas funções. Toda a gestão deste recurso – da folha de pagamento às férias ou substituições – também não interfere na rotina do contratante.

Percebe-se que a tecnologias e modelos de negócios avançam rapidamente, Então considerar esta possibilidade mais flexível de contrato contribui para que os empresários foquem seus esforços naquilo que é fundamental para a sustentação e o crescimento de seus negócios.


Vantagens da Terceirização:


  • Redução de Custos

  • Foco na Atividade Fim da sua Empresa

  • Pessoal Qualificado

  • Redução das ações na Justiça do Trabalho

  • Equipamentos de ponta

  • Redução de aquisição de materiais e produtos

  • Menor rotatividade






Por que Terceirizar?


A #terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócio das #empresas. Ao #terceirizar parte de suas atividades, as empresas tornam seus processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

Com a terceirização, as organizações buscam contratar #serviços que são melhor executados por outras empresas, que detenham maior expertise na execução de determinados produtos ou serviços, entre outras razões.

O fortalecimento e a #especialização das redes e etapas de produção tem provocado maiores oportunidades de emprego para o trabalhador. O emprego, assim, não fica situado em apenas uma empresa, que tudo faz, mas em uma cadeia de empresas, cada qual com sua atividade especializada.


Terceirize Nossos Serviços!



44 visualizações0 comentário
bottom of page